Blog

Como Montar um Medidor de Balões em Casa


Equipe Balões São Roque - 14/04/2020


Medir os balões durante a preparação de uma festa, seja ela profissional ou amadora, é parte fundamental para garantir o encanto e o sucesso da decoração!

O uso do medidor permite deixar os balões no tamanho correto quando inflados, garantindo assim a uniformidade dos mesmos na montagem da decoração e também as características importantes dos balões no que se refere à solidez das cores e formato.

Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil achar esta ferramenta no mercado e, dependendo do material no qual ele é feito, os preços podem variar bastante.

Por isso, uma opção bem prática e versátil é adotar o método FAÇA VOCÊ MESMO e criar seu próprio medidor de balões caseiro, que tal?

Então, para começar a colocar a mão na massa, vamos ensinar a montar um medidor para balões de 6 polegadas (= 15,24cm), onde geralmente utiliza-se o Balão de 7 Polegadas (de aproximadamente 18cm).

- 1 pedaço de papelão

- Fita métrica, trena ou régua

- Caneta

- Compasso (caso não tenha o compasso, poderá ser utilizado um pedaço de arame)

- Estilete/tesoura

Já com todos os materiais separados, pegue o pedaço de papelão e meça com a trena os pontos de referência, portanto:

  • o de início
  • +  3 polegadas (= centro do círculo)
  • e o de 6 polegadas (extremidade máxima do círculo).

Uma dica valiosa que poderá te ajudar muito é saber que os números de cima da trena correspondem às polegadas e os números de baixo, aos centímetros. Se você não tiver uma trena, não se preocupe, você poderá utilizar uma régua tradicional. Para utilizar a régua tradicional, basta converter as polegadas em centímetros e fazer as marcações. Cada polegada possui 2,54cm, sendo assim, para este nosso medidor de 6 polegadas, a marcação final será em 15,24cm, e a do meio será em 7,62cm.

Depois das marcações acima, com a ajuda de um compasso e partindo do meio, você fará a circunferência. Caso não tenha o compasso, também poderá ser utilizado um pedacinho de arame que pode ser fixado na marcação do meio com a ajuda de um alfinete, isso auxiliará no momento de desenhar a circunferência.

Para finalizar o nosso medidor, você só precisa recortar a parte interna da circunferência feita com a ajuda de um estilete ou uma tesoura.

Fácil, não é?

A decoradora Viviane Furlan nos enviou um vídeo bem bacana de um medidor caseiro feito por ela! Que tal dar uma olhada e já começar a montar o seu?