Blog

Duplet e Cluster de Balões


Equipe Balões São Roque - 03/02/2020


Tanto o DUPLET quando o CLUSTER são técnicas utilizadas como base para diversas decorações e esculturas no mundo dos balões. O Duplet nada mais é que um jogo de dois balões, de tamanhos iguais ou diferentes. Já o cluster, é um jogo de 4 ou mais balões. Para montar o cluster, são necessários dois jogos de duplets ou mais.

Esta técnica exige que, ao unir os balões, eles estejam o mais próximo possível um do outro. Isso ajuda a evitar espaços vazios e deixará a decoração/escultura mais firme.


Como fazer um Duplet:

Infle dois balões e dê o nó individual em cada um (se você ainda tem dúvidas de como inflar os balões na medida certa, confira estas dicas: COMO INFLAR BALÕES NA MEDIDA CORRETA). Depois, una um ao outro através do gargalo, sempre deixando os dois balões o mais próximo possível para que fiquem bem firmes.

 

DICA: COMO INFLAR BALÕES NA MEDIDA CORRETA

Para inflar um balão corretamente é necessário obter os seguintes acessórios: bomba manual ou um inflador, e um medidor de balões.

Para facilitar ao encher os balões, experimente esticar para que fique emoliente, logo após infle o balão e murche em cerca de 15% contra o seu corpo para que fique mais redondo, ou de acordo com a medida que deseja atingir, o que irá fazer ele ficar mais flexível, evitando estouros e simplificando na hora de montar a sua decoração! E assim estará pronto o seu balão!


Como fazer um Cluster:

Faça um jogo com dois duplets ou mais. Para formar um cluster tradicional (4 balões), una os duplets um ao outro. Para amarrar um ao outro, segure as duas duplas e gire duas ou mais vezes os outros dois balões. Prontinho, está feito o cluster!

Para formar um cluster com 5 balões, basta inflar e unir um terceiro balão em um dos duplets feito, e depois unir o outro jogo de duplet.

Que tal agora treinar montando uma incrível guirlanda?


Quer saber como fazer uma guirlanda duplet?

Materiais necessários:

- Rolo de Nylon (Sugerimos que, para todos os trabalhos realizados com balões, seja utilizado o nylon de espessura 0,80. Isso porque ele é mais resistente e consequentemente proporciona melhor sustentação, além de ser mais grosso, fato que evita rasgos e cortes no balão, prejudicando a decoração.)

- Balões São Roque de sua preferência

- Tesoura

- Medidor de balões

 

Confira o passo a passo – Cluster:

Infle 4 balões, de mesmo tamanho, ou não, caso queira uma Guirlanda Desconstruída. Forme um cluster com estes 4 balões.

Amarre o fio de nylon neste primeiro cluster e repita o primeiro processo para a montagem do segundo cluster. Para fixar, basta dar apenas uma volta do nylon no segundo cluster.

Siga este passo a passo até que a guirlanda fique do tamanho desejado! Ao final, dê um nó no nylon junto ao último cluster e, prontinho! Está feita a guirlanda!