6 Dicas para organizar uma festa de aniversário econômica

Tempo de Leitura: 5 minutos

Para qualquer criança, o dia do seu aniversário é uma data memorável. Todos nós sabemos que elas adoram uma bagunça com muita cor, brinquedos e, é claro, guloseimas.

Mas cá entre nós, não é nada simples organizar uma festa quando o orçamento está curto ou você não está podendo gastar muito.

Por isso, neste conteúdo ajudaremos você com dicas de como economizar na festa de aniversário.

Então prepare o caderno e a caneta para anotá-las e boa festa!

1 – Faça uma lista restrita de amiguinhos(as) de seu filho(a)    

Ainda que as comemorações sejam diferentes, por conta da pandemia, seu filho está celebrando mais um ano de vida. Por isso, convide seus amiguinhos (as) mais próximos para essa celebração.

Claro, antes tenha a certeza de consultar os pais de cada convidado, estando cada um deles cientes das recomendações da OMS e demais órgãos de saúde.

Esta lista determinará o tamanho da sua festa, o espaço, a quantidade de comida necessária, entre outras coisas. Para evitar gastos exorbitantes, e diminuir os riscos de contágio do Covid-19, restrinja o número de convidados apenas aos principais amiguinhos (as) e aos próprios pais do aniversariante.

2 – Faça sua festa em casa (se possível, na sua própria casa)

Ao realizar a sua festa em casa (ou no salão de festas do seu condomínio) você economiza muito já que não terá gastos com aluguel do salão. Embora fazer a celebração em um buffet pareça vantajoso por não exigir preocupação com a organização, realizar a celebração no conforto de seu lar também tem diversas vantagens. Entre elas, podemos citar a falta de limite de horário e a maior liberdade com relação à prática de atividades. 

Seja em casa ou, especialmente no salão de festas de seu condomínio, é imprescindível seguir todos os protocolos de higiene, limpeza e distanciamento social, e reduzir ao mínimo possível os convidados – 2 ou 3 amiguinhos (as) é um bom número.

 Se você está pensando em como economizar, o mais viável então é realizar a comemoração em casa ou no salão de festas do condomínio. Caso onde você more não tenha salão de festas, uma alternativa é solicitar a um amigo o espaço da casa dele, apenas certifique que tudo estará em ordem depois que a festa terminar. 

É sempre importante salientar que em respeito

Uma menina está sentada na grama e ao redor dela está repleto de balões coloridos.

Foto de Amponsah Nii Davidson no Pexels

3 – Decida o tema e faça a decoração você mesmo

O momento mais divertido da organização da festa do seu filho chegou! Decoração é a hora em que você senta com os pequenos e conversa sobre os temas que eles mais gostam e gostariam de ver na festa.

De acordo com a idade da criança, é possível discutir as possibilidades e chegar a um resultado onde economia e alegria da criança sejam equilibradas. 

Em outras situações, são os pais quem tem que tomar a frente e realizar uma escolha adequada à sua realidade financeira – especialmente quando os pequenos ainda não têm o discernimento necessário para compreender a situação.

Ótimos lugares para buscar referências de decoração são o Pinterest, a seção de Inspirações do nosso site e nossas páginas do Facebook e Instagram. Nelas, você encontrará diversas inspirações que farão da sua festa algo incrível!

Quer saber como economizar ainda mais? Faça toda ou a maior parte da decoração. 

Quer uma dica? Vai de balões na decoração! Além do item ter feito muito sucesso no ano passado, transformando ambientes com muita versatilidade e sofisticação, os balões são um dos principais convidados de qualquer festa, e não podem ficar de fora.

Portanto, se você não quer errar na hora e dar vida e alegria à comemoração dos pequenos, aposte na Balões São Roque. Inclusive, você pode encontrar dicas e tutoriais  de decoração de festa com balões em nosso canal no YouTube

4 – Faça um orçamento detalhado (e não fuja do que está planejado)

Sim, é tentador na hora do planejamento, querer adicionar 1001 coisas para incrementar a decoração. Mas cuidado! Isso pode acabar fugindo da tão sonhada “festa econômica”. 

Faça uma pergunta para si mesma agora: “Quanto posso gastar?” ou “Quanto estou disposta a gastar?”.  Após saber o quanto você tem disponível, faça um orçamento detalhado de tudo o que a festa precisará e o mais importante, não saia dele! 

Separe a festa por setores: decoração, comes e bebes, objetos descartáveis como pratos, copos, talheres e lembrancinhas. 

Depois que dividir a festa, avalie as seções uma a uma e defina o que será necessário para elas. Analisando individualmente cada uma, será mais fácil orçar e saber do que exatamente elas precisam. 

Não esqueça de fazer pesquisas de preços: isso pode ser o diferencial para você que busca economizar. Procure por marcas de confiança, mas que tenham um preço bom. 

5 – O que servir e como calcular

Os “comes e bebes” dependem muito do horário que a festa será realizada. Então, antes de decidir o que servir, tenha em mente o horário da festa e a sua duração total – um tipo de petisco servido à tarde pode ser diferente do que vai ser entregue à noite.

Já que estamos falando de uma festa infantil, é possível variar o cardápio com alimentos saudáveis, mas não esquecer de adicionar deliciosas guloseimas. 

Quer uma ajuda na hora deste cálculo? Você pode utilizar essa calculadora de festas, com a qual você consegue uma estimativa muito aproximada do quanto cada convidado consome, podendo utilizar os valores como base para se programar mais adequadamente.

6 – Faça um check-list de tudo!

O seu maior aliado para esta festa será o planejamento, por isso mantenha com você um check-list de tudo! Esta lista precisa cobrir desde a lista de convidados, até a playlist que será tocada no dia (nada melhor que ótimas músicas para animar a festa). Com tudo na ponta do lápis, é só dar início aos preparativos, soprar as velinhas e se divertir! 

Para receber mais dicas de decoração, siga a Balões São Roque nas redes sociais. Postamos semanalmente conteúdos exclusivos com dicas para decoração com balões e outros temas importantes que não podem faltar em sua festa! 

COMPARTILHE ESSA IDEIA!