Tempo de Leitura: 4 minutos
Sumário
Você já reparou que os balões (ou bexigas) de festa possuem um número, normalmente registrado na própria embalagem? Você sabe o que são esses números? Eles indicam qual é o tamanho ideal que você deve inflar o balão em polegadas. Legal, não é?! Por exemplo, quando vemos na embalagem o número “9”, significa que, após inflado, este balão terá 9 polegadas ou aproximadamente 23cm (cada polegada corresponde a 2,54 cm). Esse tamanho é medido na circunferência do bulbo (aquela parte mais “gordinha” do balão).
Podemos encontrar no mercado de balões diversas opções de tamanhos que permitem explorar ainda mais a criatividade na hora da decoração. Os ‘Arcos Desconstruídos’ por exemplo, que são os “queridinhos do momento”, podem ser compostos por balões de diferentes tamanhos, como os balões de 5 polegadas (aproximadamente 13 cm quando inflados), 7 polegadas (~18 cm), 8 polegadas (~20 cm), 11 polegadas(~28 cm) e os Gigantes e Supergigantes que, respectivamente possuem 25 e 35 polegadas, ou seja, 63,5 cm e quase 90 cm; não são enormes!?
Já para o ‘Topo de bolo’, outra decoração que virou um “boom” nos aniversários e comemorações com balões, costuma-se utilizar modelos de 3 polegadas ou de 5 polegadas, que dão um toque especial no momento do “Parabéns”.
Mas, por que é tão importante inflar balão no tamanho correto?
Quando o produto é inflado acima ou abaixo da polegada indicada, algumas características se perdem. Como o brilho das cores, solidez das cores, formatos de balões diferentes etc. Com isso, prejudicam o visual do balão e, consequentemente, comprometem a sua decoração. Vamos explicar com mais calma:
No caso dos balões inflados muito acima da polegada informada, o produto pode perder a tonalidade da cor, ficando levemente translúcido. Além disso, seu formato ficará muito “comprido”, com excesso de ar, principalmente na região do bico ou gargalo.
Balão 9 Polegadas inflado com 9 Polegadas (incorretamente)
Balão 9 Polegadas inflado com 10 Polegadas (incorretamente)
Outro problema muito comum dos balões inflados acima da polegada indicada, é a alta sensibilidade devido à quantidade de ar, aumentando a possibilidade de estourar. É importante ressaltar que a principal matéria-prima dos balões de festa é o látex natural e existe um limite de resistência e flexibilidade.
Já quando o balão é inflado muito abaixo do tamanho indicado (*), o produto ficará com uma aparência escura em função do “excesso” de látex aparente. Prejudicando, portanto, o visual como um todo: cor e brilho. Costumeiramente, esse excesso de látex aparece no topo do balão, deixando um aspecto de cor “não uniforme” e diferente nessa região.
(*) Vale a pena destacar que muitos decoradores na hora de inflar balão de látex, inflam com 1 polegada abaixo do tamanho indicado. Isso é bastante compreensível e usual para esses profissionais, pois é o “limite menor aceitável” para não prejudicar as cores e brilho do balão. Os maiores riscos são para produtos inflados “muito acima” ou “muito abaixo” da polegada citada na embalagem. Principalmente nos casos de “muito acima”, pelo risco de os balões estourarem no manuseio (e transporte) da decoração para uma festa.
O que usar para medir os balões?
Para evitar as situações mencionadas acima e deixar o balão bem bonito para a decoração, sugerimos ter sempre em mãos um Medidor de Balões.
Este medidor pode ser encontrado em diversos materiais, como de papelão ou até mesmo em MDF e normalmente é vendido em lojas de festas.
Dica: pesquise na internet os diversos tipos e modelos, com preços geralmente bem acessíveis.
O medidor possui um formato de caixa, com círculos vazados nas laterais que correspondem às polegadas do balão. Usar essa ferramenta é extremamente simples! Basta inflar o balão e depois passar a parte do bulbo (a mais gordinha do balão, lembra?) no círculo vazado do medidor. Cada círculo corresponde à polegada do produto. É muito importante que o balão fique bem certinho no medidor. Isto é, sem sobras nas laterais e sem “forçar” a passagem no círculo (como se estivesse raspando somente nas bordas do círculo).
Confira abaixo um vídeo mostrando como utilizar o medidor, enviado pela decoradora Fabiana Vale:
E agora que você já sabe tudo sobre o tamanho dos balões e a importância de inflar no tamanho correto, o que você acha de aprender montar um medidor de balões caseiro?
Veja Também
Decoração de loja para o final de ano: Dicas criativas para o Natal e Réveillon!
Decoração de loja para o final de ano: Dicas criativas para o Natal e Réveillon! A decoração de fim de […]
Guia completo da linha Candy Colors: Cores, tamanhos e inspirações
Guia completo da linha Candy Colors: Cores, tamanhos e inspirações A linha de balões Candy Colors da Balões São Roque […]
Eleve o Dia das Crianças para o próximo nível com estas dicas!
Eleve o Dia das Crianças para o próximo nível com estas dicas. Os balões sempre foram a escolha favorita para […]