Como escolher os melhores fornecedores para festas?

Como escolher fornecedores para festas
Tempo de Leitura: 6 minutos

Seja você a(o) decoradora(o) responsável por um evento ou então apenas uma pessoa interessada pelo ramo de decorações, deve saber que escolher os melhores fornecedores para festas é um desafio e tanto, não é mesmo?

Atualmente, no mercado existem uma infinidade de fornecedores de todos os tipos, com diferentes prazos, qualidade, preços, comprometimento etc. Acontece que nem sempre eles correspondem com as suas expectativas e/ou com a qualidade do seu serviço.

Quando você vai fazer a decoração com balões, o dono do evento te contrata esperando receber um serviço que condiz com aquilo que você vendeu, certo? Portanto, como é o seu nome que está em jogo, é imprescindível entregar um trabalho impecável!

Comece se planejando antecipadamente. Isto é, evite buscar fornecedores em cima da hora, pois muitas vezes as entregas dos produtos podem atrasar e isso prejudicará o seu trabalho.

Para te ajudar nessa busca, separamos os principais tipos de fornecedores para uma festa completa. E quais os pontos a serem levados em consideração antes de fechar negócios com o primeiro fornecedor que encontrar.

Busque por um bom Buffet

Você se lembra de ter provado um bolo espetacular em alguma festa de casamento ou aniversário? Provavelmente sim, não é mesmo? Acontece que a alimentação é um dos principais pontos para uma boa festa.

Assim como os balões, a comida também garante boas recordações e é responsável pelo sucesso de uma celebração. Afinal, o cérebro humano memoriza principalmente as experiências mais marcantes.

Independente do evento que produzirá, algum tipo de comida e bebida precisará dispor aos convidados. Isso vai desde os salgadinhos, tortas, bolos, até jantares completos e bebidas (alcoólicas ou não).

Na hora de escolher um fornecedor, busque aqueles com mais e melhores recomendações.

Equipe de Staff qualificada

O bom relacionamento da equipe de profissionais com os convidados é primordial para causar uma boa impressão da festa. O principal objetivo da equipe de staff é garantir a tranquilidade do evento.

Se os convidados forem mal servidos pela equipe, provavelmente contarão a experiência negativa para todos que perguntarem da festa, o que é muito ruim.

Portanto, procure treinar sua equipe de profissionais, qualifique-os para o serviço.

O serviço inclui recepção, segurança, garçons (caso o buffet não ofereça) e entre outras funções responsáveis pelo sucesso do evento.

Som e iluminação em perfeito estado

O primeiro ponto que precisa saber sobre esse tópico é que uma boa festa também precisa estar bem iluminada e com um som impecável.

Escolha uma equipe de som reconhecida no mercado, que trabalhe com equipamentos novos, modernos e reservas, para o caso de algum imprevisto acontecer. Pode parecer difícil, mas falhas sempre acontecem, seja na iluminação, no palco (se tiver) ou no som. Por isso a importância de contratar uma empresa que garanta uma montagem bem feita.

O mesmo acontece com a iluminação. Por exemplo, se uma lâmpada queimar, a mesma deverá ser trocada imediatamente durante o evento. Sem contar que a iluminação é o complemento da decoração que foi planejada. Desse modo, ela precisa estar em perfeito estado de funcionamento.

Decoração impecável

É claro que se você está aqui nesse artigo é porque entende que a decoração é a chave do sucesso de uma festa. Assim como a alimentação e bebidas, os convidados também reparam na ambientação do evento.

Entretanto, é preciso cuidado para não extrapolar na decoração e nem deixar simples demais. Ao fechar o contrato com o seu cliente, alinhe os gostos, preferências, cores, detalhes e complementos que ele deseja. Assim você evita o risco de fazer uma ambientação que não agrade tanto o dono da festa, quanto seus convidados.

Estude o local, desenhe e planeje todo a cenário. Tenha em mente tudo aquilo que vai precisar como mobília, estruturas, flores, tecidos e claro, balões. Afinal, não é de hoje que os balões fazem com que qualquer festa se torne ainda mais inesquecível. E se você ainda não tem ideia de como buscar por fornecedores de decorações, a seguir, apresentamos tudo o que você precisa saber. 

O que considerar antes de fechar um contrato?

Agora que você já viu os principais serviços que precisa ter em uma festa, vamos para o próximo tópico, mas não menos importante. Antes de fechar contrato com o primeiro fornecedor de decoração que encontrar, você precisa estar a par das dicas a seguir.

1 – Procure por uma empresa consolidada no mercado

Ao procurar por fornecedores para festas no ramo de decorações, nem só o preço deve ser considerado, mas sim a capacidade técnica e produtiva dos produtos. Isso vale principalmente para quem utiliza balões em suas decorações, visto que contar com balões de longa duração é primordial para manter a alta qualidade do seu trabalho.

Por isso, o primeiro item que você deve levantar sobre a empresa é a consolidação no mercado em que atua. Não hesite em fazer pesquisas e mais pesquisas, na internet ou fora dela, pesquisar é fundamental. Geralmente, no universo de balões e decorações, as pessoas fazem questão de compartilharem suas opiniões sobre determinadas marcas, sejam elas positivas ou negativas.

Utilize a internet a seu favor, faça buscas em sites de reclamações, verifique avaliações nas redes sociais e busque saber tudo sobre a empresa como a história, desde quando atua no mercado, selo de qualidade, facilidade de encontrar os produtos etc. Dessa forma, você evitará transtornos indesejados.

2 – Escolha fornecedor com forte presença digital

Por falar em internet, ao buscar por fornecedores para festas como uma marca de balões por exemplo, leve em conta o nível de presença digital que a empresa tem.

Cada vez se faz mais necessário para as empresas estarem inseridas no meio digital, tanto para se aproximarem do público, como também para venderem de maneira online.

Sendo assim, é imprescindível que esta empresa também esteja consolidada nas principais mídias digitais como o Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest, bem como possuir um site inteiramente intuitivo, dinâmico, de fácil navegação e o principal: repletos de conteúdos e informações sobre produtos, contatos, inspirações etc.

Agora quer saber o por que é importante que a empresa tenha forte presença digital? Simples, pois através dos canais digitais você consegue ter mais segurança da escolha que fará. Quando uma marca oferece tudo o que seus parceiros e clientes precisam saber sobre ela ou sobre o ramo de atuação, significa que ela não pensa duas vezes antes de te entregar sempre o melhor.

3 – Fornecedores para festas precisam ter uma ampla linha de produtos

Você como profissional do ramo de decoração de festas com balões, sabe que não dá para oferecer sempre os mesmos cenários aos seus clientes. Isso porque o público está cada vez mais exigente em suas escolhas.

Com isso, ao buscar um fornecedor, procure aquele que possui uma ampla linha de produtos. O primeiro motivo para optar por esse tipo de fornecedor é não ter mais dores de cabeça com orçamentos, prazos de entregas e qualidade, visto que você comprará quase todos os produtos de um lugar só e saberá que os produtos fornecidos atenderão às suas demandas.

O segundo motivo é poder ter à sua disposição uma variedade enorme de produtos para todos os tipos de festas que você fará, do chá de bebê às festas de 15 anos ou casamentos, firmar com uma empresa que se mantém atualizada e sempre em busca de novos produtos é a garantia de uma parceria de sucesso.

4 – Prefira empresas sustentáveis

Se você chegou até aqui, a probabilidade de você ser um profissional antenado sobre as principais tendências de mercado, bem como sobre os acontecimentos do mundo é alta.

O nosso planeta vive uma emergência climática que se intensifica a cada dia que passa. Você sabia que o Brasil é o 4º maior responsável pelo aquecimento global levando em conta as emissões de carbono? (Estudo da Carbon Brief 2021)

Por esse motivo, ações em prol do meio ambiente devem ser priorizadas diariamente. Procure uma empresa com responsabilidade ambiental, que priorize a diminuição de seus impactos produtivos na natureza e o principal: que possua matéria-prima biodegradável.

Para saber se os fornecedores para festas que você tem em mente são responsáveis ecologicamente, busque nos sites oficiais das empresas e sempre confira a veracidade das informações apresentadas.

Onde encontrar?

Agora você já sabe que assim como existem os materiais que todo decorador precisa ter para um trabalho bem feito, os fornecedores para festas também são imprescindíveis.

Se por acaso você não possui CNPJ para comprar diretamente com o fornecedor, fique tranquilo(a), pois é possível garantir os produtos de outra forma. Entretanto, isso só será possível, se a empresa escolhida estiver presente em território nacional. Desse modo, basta procurar pela marca em lojas especializadas em decorações para festas ou então garantir pelos canais em Marketplace.

E se você ainda não sabe quais balões escolher para trabalhar em suas decorações, te damos 5 motivos para se apaixonar pela Balões São Roque.

Além disso, também temos um e-book exclusivo com 12 dicas para arrasar nas decorações com balões:

e-book 12 dicas para decorações com balões

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print