Como começar a trabalhar com decoração

foto_Balão

Você que sonha em mudar de área de atuação, ou deseja ingressar no mercado de trabalho, já pensou na possibilidade de trabalhar com decoração?

Um dos pontos-chave de qualquer tipo de festa, a decoração segue em alta mesmo em tempos onde muitos dos eventos são realizados online, por conta da pandemia.

Portanto, se você também deseja se profissionalizar no mundo da decoração de festas em geral, nós temos algumas dicas bastante preciosas para você no decorrer desse texto. Confira!

O ramo de decoração

As festas, têm se tornado a cada dia, ocasiões mais especiais e sofisticadas. 

O que antes era composto de apenas alguns petiscos e bebidas, hoje conta com grandes produções, visando oferecer uma experiência única para os convidados.

E esse tipo de celebração ocorre durante o ano todo, o que faz com que a demanda seja constante.

Por isso, o papel de quem trabalha com decoração tem se tornado cada vez mais fundamental nesse tipo de evento.

E como os tipos de clientes são bastante variados, indo desde festas realizadas dentro da própria casa até grandes eventos em salões luxuosos, esse ramo é bastante abrangente e, por isso, você poderá avaliar diversas frentes para ingressar na que mais combina com você e mais te agrada.

Quem é seu público-alvo?

Existem festas para as mais diversas ocasiões e públicos. Desde festas infantis, até aniversários, passando por comemorações de debutantes, casamentos e formaturas.

Você precisa compreender que cada uma dessas comemorações vai contar com um público-alvo diferente, e, consequentemente, com particularidades próprias.

Por exemplo, ainda que o foco de comemorações infantis sejam as crianças, também é preciso pensar em atingir os pais, que são os responsáveis por contratar a decoração. Ou seja: você precisa agradar ambos.

Como agradar os pais em festas assim? Com profissionalismo, pontualidade, cumprindo todo o acordado e oferecendo preços justos e agradáveis.

O mesmo tipo de recomendação vale para festas que tem como alvo os adolescentes – são os pais que serão responsáveis pelo investimento, mas é preciso pensar na festa para o público da faixa etária mais jovem.

Defina com clareza quem você vai atender, e você vai encontrar maior facilidade no momento de entregar os seus serviços.

Como começar a trabalhar com decoração

Abaixo, listamos os principais passos aos quais você precisa se atentar para começar a trabalhar com decoração. Lembre-se que é preciso bastante dedicação, assim como em qualquer segmento da vida no qual você deseja obter sucesso.

A pesquisa é uma palavra-chave, uma vez que além de conhecer melhor sobre o mercado e a sua concorrência, você também pode ter uma ideia melhor de como precificar os seus serviços.

Qualificação

Por mais conhecimentos que você tenha, procure se qualificar constantemente.

Seja por meio de cursos presenciais, ou de modalidades à distância (EduK e Prime Cursos são algumas opções), o que vale é continuar atualizando seu currículo.

Vale dizer que a Balões São Roque oferece diversas aulas e lives voltadas para decoradores, com muitas dicas e tutoriais em seu perfil de Instagram. Outra iniciativa da empresa é que, em breve, serão disponibilizados cursos completos em seu site – fique de olho!

Além de ampliar seu leque de atuação, você fica por dentro de novidades que podem facilitar a sua vida enquanto profissional da decoração.

O próprio SEBRAE oferece orientação para quem deseja ingressar no ramo, com dicas e até mesmo explicações para quem pretende formalizar o seu negócio.

Investimento

Para iniciar sua atuação no ramo de decoração, é necessário alguns pequenos investimentos que são fundamentais e te ajudarão a oferecer um serviço mais completo.

Abaixo, alguns dos itens que você pode oferecer ao seu público:

  • Painéis temáticos;
  • Bonecos de personagens – feitos em 3d, em isopor ou e.v.a.;
  • Cortinas para decorar fundos;
  • Toalhas para decorar mesas;
  • Armação para colunas e arcos de balões;
  • Utensílios de cozinha – porta bolo, porta docinhos, porta salgadinhos;
  • Produtos descartáveis – copos, pratos e talheres;
  • Balões;
  • Pequenos brindes para o balão grande.

De acordo com a festa que você vai decorar, essa lista pode aumentar com alguns itens, portanto pesquise bem o seu público final, conforme já comentamos.

Abrangência

Ofereça decoração para mais de uma festa. Embora se focar em um nicho específico garanta que você se torne autoridade, atuar com diferentes celebrações permite, inclusive, que você inove misturando técnicas diversas, utilizadas em momentos diferentes.

Dessa maneira, você consegue angariar uma quantidade de clientes maior, o que é sempre positivo para os negócios.

Acompanhe as tendências

Acompanhar e ficar ligado às tendências é com certeza um fator indispensável para se trabalhar com decorações de festas. Cada público alvo e cada tema, deve ser estudado com carinho e envolto em muita criatividade para que você consiga de destacar neste mercado.

Por exemplo, embora personagens infantis sejam quase sempre uma certeza nas festas para crianças, os super-heróis tomam um espaço crescente. 

Sendo assim, quanto mais abrangente o seu mercado de atuação, maior a necessidade de se manter por dentro das novidades, ondas do momento e até mesmo tendências do futuro.

Divulgação

Por último, e não menos importante, está a divulgação dos seus serviços. Embora o tradicional boca a boca seja uma ferramenta poderosa, não dá para depender somente da força de um bom serviço prestado.

Com os meios digitais cada vez mais populares e enraizados no cotidiano, você pode e deve se aproveitar dessas ferramentas como: criar uma página no Facebook, um grupo no WhatsApp, um perfil no Instagram. Também existe a possibilidade de criar um site ou blog, onde além de fornecer informações de contato, você também pode exibir o resultado de seu trabalho.

O importante é marcar presença na internet, pois é o local onde as pessoas têm buscado mais serviços.

A importância de contar com os melhores fornecedores 

Contar com os melhores fornecedores do mercado é garantia de que, além de prestar serviços de máxima qualidade, você também vai cumprir com todos os prazos e demais detalhes acordados. Lembre-se, você está entregando muito mais que uma decoração de festa, você está realizando o sonho de alguém e participando de um momento mais que especial na vida das pessoas.

No caso de todo decorador que deseja trabalhar com balões, esse tipo de dica é ainda mais importante, uma vez que além de serem parte imprescindível das decorações, precisam contar com boa qualidade para que os resultados finais agradem.

Contar com toda a experiência que a Balões São Roque tem com certeza será um diferencial positivo dos seus serviços. 
Continue de olho aqui em nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos e dicas que podem contribuir a enriquecer ainda mais a sua experiência no ramo da decoração!

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print