Festa de Halloween: como fazer uma decoração criativa

decoração de festa de halloween
Tempo de Leitura: 8 minutos

O Dia das Bruxas (31 de outubro) faz parte do folclore norte-americano e é popularmente conhecido pelas celebrações temáticas, fantasias, doces e histórias de terror. Mas apesar de não fazer parte do folclore brasileiro, a Festa de Halloween enfeitiçou os brasileiros e costuma fazer muito sucesso em todos os lugares.

Para quem gosta de entrar no clima, a data é uma ótima oportunidade para se divertir com os amigos e famílias. O melhor dessa e de outras festas é que não tem idade certa, crianças, adolescentes, adultos e até idosos adoram!

E se você está pensando em dar uma festa assustadora, é melhor começar a se preparar agora com antecedência. Afinal, um Halloween horripilante precisa ser planejado nos mínimos detalhes. A seguir, listamos 5 coisas essenciais para fazer uma decoração criativa que vai assustar os convidados (brincadeiras a parte)! Vamos lá?

5 Coisas que toda Festa de Halloween precisa ter

1 – Comidas e drinks assustadores

Sim, o cardápio também precisa entrar no clima das gostosuras ou travessuras, pois Festa de Halloween não é festa sem comes e bebes divertidos! Você pode começar listando as comidas e bebidas e depois partir para a personalização de tudo.

Por exemplo, se for preparar sanduíches, utilize pão preto. O catchup pode servir para representar o sangue, as azeitonas e cenouras para personalizar olhos de monstros. Cupcakes decorados e bolo com lápides de bolachas também costumam fazer o maior sucesso.

Para as guloseimas, crie coisas inesperadas, como espetinhos estranhos, caldeirão recheado, fantasminhas de suspiro, “abóboras” de casca de laranja recheada com brigadeiro. Enfim, as opções são muitas, basta usar a imaginação. 

Taças misteriosas, copos temáticos e bebidas coloridas fazem toda a diferença. Utilize corantes comestíveis para tonalizar os comes e bebes. Dê preferência para sucos de cores fortes como o de morango, laranja e até limão. Quer deixar tudo ainda mais tenebroso? Providencie tubos de ensaio ou seringas para servir shots de bebidas vermelhas.

2 – Iluminação para deixar o ambiente com clima de assombrado

Muita gente se pergunta se é possível fazer Festa de Halloween de dia. A resposta é sim, é possível, mas a tradição indica que seja à noite. O motivo se dá pelo fato de que a iluminação pode transformar o ambiente!

Os itens mais utilizados para garantir uma iluminação macabra são as velas, lanternas e pisca-pisca. Se você não tiver velas coloridas, personalize algumas velas brancas com tinta vermelha e espalhe-as pelo local. Mas atenção: cuidado para não dispor próximo a decorações de papel e nem ao alcance de crianças. Caso queira uma alternativa mais segura, as velas artificiais de lâmpadas também cumprem o mesmo papel. Já os pisca-pisca você pode colocar em potes de vidro e criar uma múmia ou pendurar pelo ambiente junto com morcegos de papel.

3 – Festa de Halloween também tem flores

Quem pensa que só tem flores em decoração de 15 anos ou casamentos, está enganado. Em Festa de Halloween as flores são muito utilizadas, isso porque elas também podem ser dispostas de modo que remetam ao clima sombrio de cemitérios.

Aposte na cor branca e em cores fortes como o vermelho e laranja. Coloque-as em vasos pretos ou temáticos para combinar com o restante da decoração. E caso prefira as flores artificiais, também é possível pintá-las com tinta spray.

Além das flores, as folhas secas complementam qualquer decoração e com o Dia das Bruxas não seria diferente.

4 – Acessórios horripilantes

Festa de Halloween não é festa de halloween se não tiver morcegos, aranhas, abóboras, caveiras, vampiros, fantasmas, bruxas e abóboras, não é mesmo?

Sendo assim, faça você mesmo silhuetas de papelaria para pendurar ou colar por todo o ambiente, perto de janelas, portas, na mesa dos comes e bebes. Para as teias de aranha, improvise com algodão desfiado ou barbante na cor cru natural. Livros antigos são ótimos acessórios para compor o cenário de terror.

5 – Balões

É claro que os balões não poderiam ficar de fora de uma Festa de Halloween de arrepiar.

Os arcos desconstruídos (ou orgânicos) são perfeitos para esta ocasião, pois possuem um formato totalmente diferente do convencional, além de uma riqueza de detalhes incrível. Com uma proposta totalmente assimétrica, você nunca sabe onde ele começa e/ou termina. Além disso, é possível fazer com diversos tipos, tamanhos e formatos de balões.

Você sabia que a Balões São Roque conta com uma linha exclusiva de balões temáticos de Halloween com estampas de abóbora, aranha, morcego, caveira e olhos? Feitos por meio de UM moderno sistema de impressão, as estampas são impressas com grande precisão, resultando em balões com desenhos incríveis, com ótimas definições! Além disso, os balões 5 polegadas (estampados) dessa linha é exclusividade da Balões São Roque!

Não existe uma regra a ser seguida para a escolha das cores dos balões da sua Festa de Halloween. Entretanto, as tonalidades mais utilizadas para este tipo de decoração são: preto, roxo, laranja e vermelho. A linha LISOS é uma das mais clássicas da Balões São Roque, isso porque possui sete variedades de tamanhos (5, 7, 8, 9, e 11 Polegadas, além dos balões “gigantes” e “super-gigantes” de 25 e 35 Polegadas). Todos com mais de 30 cores disponíveis e é muito utilizados para qualquer tipo de decoração, desde arcos, guirlandas, arranjos até decorações básicas.

Você ainda pode mesclar sua decoração dos balões lisos com os da Linha METALLIC, que refletem a ousadia do metal em um toque de luxo e glamour nas festas. Junto com a linha CINTILANTE, é considerada uma das linhas mais procuradas nesta época do ano justamente por combinarem com a temática de Halloween, que pede uma decoração mais robusta, ousada.

Para complementar ainda mais a sua decoração com balões, posicione alguns balões maiores e vistosos em pontos estratégicos. Os balões da Linha Premium UNIQ são perfeitos para a ocasião, pois foram pensados exclusivamente para atender os mais exigentes consumidores que buscam qualidade em um produto. Com cores sólidas, únicas e brilhantes, possuem ótima resistência de flutuação com gás hélio.

Não tem crianças em casa? Então faça uma festa de Halloween para o seu pet. Isso mesmo, prepare uma decoração temática, providencie uma fantasia para o seu melhor amigo, uma ração especial e pronto! Se você tem um gatinho, aproveite para entrar no clima das histórias de bruxas, com caldeirões de plástico e uma sessão de fotos especial.

Lembrancinhas para a Festa de Halloween

Por fim, mas não menos importante, você não pode deixar de providenciar as lembrancinhas de halloween para entregar aos convidados da sua festa. Existem diversas opções para atender todos os gostos e estilos, porém, confeccionar lembrancinhas de balões pode ser ainda mais econômico.

Para te ajudar, pedimos para nossa decoradora parceira, Viviane Furlan, preparar seis opções de mimos simples e fáceis de fazer. Basta providenciar os materiais e seguir o passo a passo das fotos, confira:

Frankenstein

  • Balão Verde neon;
  • Retalhos de adesivos para fazer os olhos;
  • Vareta para balões;
  • Caneta permanente;
  • Tesoura.

Abóbora

  • 1 balão 5pol. laranja mandarim;
  • Uma vareta;
  • 1 caneta permanente.

Fantasminha

  • 2 folhas de papel seda branco;
  • Caneta permanente;
  • 1 balão 5pol. branco;
  • Tesoura;
  • Vareta.

Aranha

  • 4 pedaços de arame (30cm cada);
  • 1 balão 5pol. Preto;
  • Vareta;
  • 4 balões 260 na cor preta;
  • Retalhos de adesivos;
  • Alicate.

Vampiro

  • 1 balão preto;
  • Vareta;
  • Retalhos de adesivos;
  • Cartolina preta.

Caveira

Dica da Balões São Roque: se você não quiser inflar os balões com a boca, utilize bomba para encher balões. Você pode encontrar em qualquer loja de itens para festa e custa em média até R$10.

Agora que você aprendeu como preparar uma Festa de Halloween horripilante, prepare a sua fantasia, os filmes da noite de terror e aproveite!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais com os amigos e familiares! Acesse nosso blog, Instagram e Facebook para ficar por dentro de mais dicas de decoração com balões. Conheça nossos produtos.

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print