Decoração com balão: 6 tipos de arcos desconstruídos

Decoração com balão: 6 tipos de arcos desconstruídos
Tempo de Leitura: 6 minutos

Com certeza você deve ser apaixonado (a) por decoração com balão e por isso vive buscando referências para arrasar em cada celebração, certo?

Ultimamente, um dos itens mais famosos e amados para decoração de festas é o arco desconstruído, muito conhecido como arco orgânico também. Você já ouviu falar?

Com um formato totalmente diferenciado, essa tendência chegou há um tempo no Brasil e tudo indica que veio para ficar. Dessa forma, separamos neste post, tudo o que você precisa saber sobre o motivo do arco desconstruído ser o “queridinho” da vez no mundo da decoração com balões.

Separe alguns minutinhos e boa leitura!

O que é e quando começou a tendência dos arcos desconstruídos?

Existem muitas histórias por trás do surgimento desta tendência! Uma delas é que a inspiração veio de como os arcos de balões ficavam ao final das festas, ou seja, alguns balões murchos, outros mais cheios. Outra foi pela falta de uma certa “padronização” dos arcos tradicionais após as festas; já outros dizem que a ideia surgiu nos Estados Unidos por meio de artistas que queriam transmitir a assimetria da natureza nas decorações. E há ainda quem diga que a tendência surgiu na Austrália, numa época (mais antiga) em que não existiam infladores e medidores e os balões ficavam assimétricos, tornando-se assim, uma tendência em decoração nos dias de hoje.

Independentemente de qual seja a verdadeira origem dos arcos desconstruídos, esse estilo de decoração tem conquistado cada vez mais o público fã de balões, pois é supermoderno, bonito e cheio de estilo.

Nos arcos desconstruídos a ideia é exatamente transformar a decoração em uma proposta mais fluída, com balões de diferentes formatos, tamanhos e itens que complementam como um todo, de forma assimétrica.

Além disso, o arco desconstruído passa a sensação de movimento para a decoração com balão, causando a impressão de que a qualquer momento algo pode voar ou sair do lugar. Sem dúvidas, essa também é uma das características que fez com que a técnica se consolidasse entre decoradores.

Tipos de decoração com arcos desconstruídos

Engana-se quem pensa que as decorações desconstruídas se resumem apenas no arco desconstruído. Hoje em dia, tudo é desconstruído, desde o topo de bolo, até o arranjo de mesa, painel de fundo e nos arcos.

Por ser uma tendência bastante flexível, esse conceito tem ganhado espaços em diversos tipos de ocasiões como aniversários, chás de bebê, cozinha, casamentos, batizados etc.

Sabendo disso, decidimos listar os principais tipos de decoração com balão com arcos desconstruídos, confira:

1 – Com flores e plantas

Muito utilizado em casamentos, batizados e chás de bebê, pois garante um ambiente mais sofisticado e elegante.

Decoração com balão: arco desconstruído com flores e plantas

2 – Explorar diversos tamanhos e linhas de balões

Para garantir um visual totalmente único e diferente, a ideia é misturar vários tamanhos de balões. Os balões mais indicados para decorações desconstruídas são os tamanhos 5, 8, 9, 11, 16, 25 e até 35 polegadas. É possível também misturar várias linhas diferentes de balões para dar ainda mais autenticidade à decoração. É possível encontrar balões cristais, lisos, decorados, candy colors e balões de látex com tonalidades metálicas, que com certeza darão um “charme a mais” em alguns pontos do arco.

Decoração com balão: arco desconstruído

3 – No painel redondo

Aposte no arco desconstruído para complementar a decoração com balão da mesa principal do bolo e docinhos.

Decoração com balão: arco desconstruído no painel redondo

4 – Suspenso ou no teto

Fugindo um pouco dos arcos (no chão), as decorações com balões descontruídos no teto também estão em alta e dominam principalmente festas de casamento e cerimônias.

Decoração com balão: arco desconstruído suspenso no teto
Crédito: Pinterest

5 – Monocromático

Ideal para quem prefere uma decoração mais harmônica. Basta escolher uma cor e utilizar diversas tonalidades da mesma paleta.

Decoração com balão: arco desconstruído monocromático

6 – Mini arco desconstruído

Muito utilizado como moldura de fotos para atrair atenção dos convidados. O resultado fica maravilhoso e você pode aprender como fazer clicando aqui.

Como valorizar a sua decoração com balão?

A chave para uma decoração de sucesso é criar uma harmonia de cores e tamanhos de balões, de modo que as cores e elementos utilizados “conversem” entre si.

Por isso, separamos as cores que estão em alta em cada tipo de decoração (ocasiões) ou tema:

Chás de bebê ou festa de 1 aninho

As tonalidades mais claras e tons pastéis são as mais buscadas em celebrações como essas, pois transmitem aconchego e pureza, assim como os tons bebês. O verde, azul, rosa e amarelo fazem o maior sucesso e casam com tons neutros como o branco e cinza. Para essas tonalidades, indicamos as linhas Candy Color e Perolada que são extremamente delicadas.

Festa infantil

Para crianças maiores tudo vai depender do tema da decoração, porém, as cores mais fortes costumam chamar atenção das mamães e crianças. O laranja e azul transmitem alegria e diversão. O vermelho com tons de branco e marrom claro representam a espontaneidade das crianças. Agora se o tema tiver relação com natureza, aposte nos tons de azul, verde, cinza, terrosos etc. O roxo é uma cor que exala sofisticação e é muito utilizado em festas de princesas.

Festa de adulto

Assim como em festas de crianças, não existem regras na escolha das cores da decoração. Todavia, é fundamental que as tonalidades escolhidas combinem com todo o resto da composição. Uma dica que funciona perfeitamente para este estilo de celebração é a Linha Metallic que possui muita beleza e glamour em um único produto, pois a ousadia do metal nos balões transmite muito luxo e sofisticação.

Festa de casamento

O uso de balões em festas de casamento tem conquistado os noivos mais antenados. Ideais para quem adora inovar, o arco desconstruído em casamentos pode ser explorado de diversas maneiras, inclusive nos ensaios de pre wedding dos noivos.

E além das cores, existem elementos que agregam muito valor ao arco, como folhagens, flores, folhas secas, pontos de balões decorados e entre outros complementos. As folhas e flores podem ser naturais ou artificiais, fica a critério do decorador. Mas é importante ressaltar que todos os itens precisam conciliar com a identidade visual da festa.

Materiais para fazer um arco desconstruído

A montagem de um arco orgânico não é tão difícil quanto parece, mas exige muita calma, esforço e criatividade.

Depois de decidir as cores e materiais complementares que vai utilizar, é hora de colocar em prática a sua decoração com balão e você pode fazer isso clicando aqui.

Antes, listamos todos os materiais utilizados para fazer um arco desconstruído:

  • Balões em variedade de cores e tamanhos
  • Bomba de ar para inflar balões menores e canudos e inflador elétrico para encher os balões maiores;
  • Fio de nylon;
  • Tesoura;
  • Fita dupla face transparente;
  • Ganchos ou presilhas para fixar o arco;
  • Flores, folhagens, papelaria etc;

Agora para aprender o passo a passo, em nosso canal no YouTube temos vários tutoriais de como fazer arco descontruído. Você pode acessar clicando aqui.

Conte com os produtos da Balões São Roque para agregar ainda mais valor em suas decorações. Somos reconhecidos nacionalmente pela resistência e durabilidade dos nossos balões, além de contar com uma extensa variedade de cores, modelos e tamanhos.

Acompanhe nosso Facebook e Instagram para ficar por dentro das tendências e novidades do mundo da decoração.

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print