Como fazer uma renda extra com decorações de balões

BLOG
Tempo de Leitura: 9 minutos

Sinônimo de diversão, os balões estão presentes nas mais diversas comemorações, eventos, datas especiais e lugares. Mas alguma vez você pensou em deixar esse assunto um pouquinho mais sério e fazer dos balões a sua renda extra? O mercado de decoração vem crescendo a cada ano, sendo a profissão fixa de muitas pessoas e até mesmo o complemento do trabalho atual de muitas outras.

Prova disso é que o mercado de festas e eventos movimentou mais de R$17 bilhões no Brasil somente em 2018 (Terra Notícias). A estimativa para o ano seguinte era de um aumento de 78% no setor de festas e eventos, de acordo com um estudo mundial realizado em 2019, pela Eventbrite – plataforma de venda de ingressos e tecnologia para eventos, em parceria com a agência Mantis Research.

Contudo, este cenário mudou com a chegada da pandemia. Segundo informações da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor sofreu uma queda de 90% nos serviços durante o ano de 2020. Mas sabemos que com o crescimento e avanço da vacinação no Brasil , há grandes chances desse setor se recuperar nos próximos anos.

Sabemos que abrir um novo negócio é um desafio e tanto, principalmente para você que pretende ou está começando agora neste segmento de decorações com balões. Mas calma que este post é feito para você, que talvez não saiba por onde começar, para tornar esse sonho real e claro, e começar a ganhar uma renda extra com decorações de balões. Separe alguns minutinhos e boa leitura!

O que preciso considerar antes de começar a ganhar uma renda extra?

1 – Estudar o mercado

Antes de tudo, comece a estudar sobre o mercado, acompanhar o que os decoradores estão criando, quais são as tendências na decorações de balões e oportunidades na profissão e verificar se você gosta e possui perfil para esta atividade profissional. Ter paixão pelo que faz é a primeira receita de sucesso para um novo negócio.

Recomendamos também procurar o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para se informar sobre tudo o que precisa para abrir a sua empresa. Além disso, eles oferecem diversos cursos de empreendedorismo e podem te orientar sobre questões fiscais, investimento necessário, formação de preços, etc.

Converse com pessoas que estão há mais tempo nesse mercado e troque experiências. Entenda que, ao tornar-se um profissional de arte com balões, você terá sempre que atualizar-se, pois este é um setor que está em constante evolução. Para te ajudar nisso, a Balões São Roque conta com um canal no YouTube, que está sempre sendo atualizado com dicas e técnicas. Inscreva-se aqui e não perca! Além disso, você também pode acompanhar o nosso Pinterest para começar a se inspirar. Acesse já!

2. Decidir o local da sede

Seja no escritório da sua casa, num ateliê ou em um imóvel alugado para isso, é importante ter em mente que você precisa definir um local físico para o seu negócio. Ao escolher o local, prepare-se para responder as perguntas como: quanto será necessário para investir, qual área/tamanho espaço necessário? Precisará de reforma? Adaptação do espaço? Para uma Boutique de Balões, estimamos que o espaço tenha no mínimo de 100m2.

O local também deve estar em seu planejamento financeiro de investimento. Você pode contratar uma empresa de design de interiores comercial para te ajudar ou então fazer você mesmo aos poucos. Mas lembre-se: a sua empresa de decorações ou boutique deve ter o seu perfil. É fundamental que o local tenha espaços para recepção/atendimento ao cliente, estoque para guardar os materiais e outro destinado para criação dos produtos/decorações.

3 – Escolha materiais de qualidade

Trabalhar com materiais de qualidade faz toda a diferença no resultado da decorações de balões, ainda mais para quem está começando. Isso porque só assim será possível oferecer um serviço cada vez mais personalizado para o cada cliente, com a garantia de que você estará proporcionando o que há de melhor no mercado.

Para quem está começando, existe uma lista de materiais que são imprescindíveis e que você precisa investir. São itens essenciais como balões (de látex, metalizados e tipo “Bolha”), bombas manuais, infladores elétricos e manuais, fitilhos, canetas, medidores e cortador de balões, etc.. Neste outro post, tem todos eles especificados para você acrescentar na sua lista de investimentos.

E na hora de comprar balões, procure trabalhar com uma marca de balões que seja reconhecida pela sua qualidade e variedade de balões, como a Balões São Roque que é referência de qualidade e durabilidade dos balões após inflados. Isso com certeza fará a diferença para garantir a continuidade e o crescimento do seu negócio.

4. Considere uma equipe

No início, você até pode começar sozinho, mas considere que com o passar do tempo talvez seja necessário contratar uma equipe para te auxiliar, ou mesmo contar com pessoas da sua família no início do negócio, que tenham experiência em importantes setores (vendas, finanças, etc.).

No entanto, tenha cautela ao escolher seus funcionários (e familiares), considerar a experiência, proatividade e força de vontade pode fazer toda a diferença na contratação.

A segunda atividade que no começo pode ser desenvolvida por você, mas que depois de um tempo passa a ser imprescindível é contar com um profissional na parte de administração da empresa (compras, estoque, aspectos fiscais e administrativos). O (a) artista sempre será você, portanto ter pessoa (s) focadas nesta parte administrativa vai “te liberar” de cuidar da criação e do atendimento a clientes, para vender suas decorações, ou seja, para que você tenha cabeça e tempo para se dedicar por completo aos seus clientes.

Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer contratação, entenda as leis e as regras trabalhistas no Brasil, consulte um advogado; nas questões fiscais, fica a dica de terceirizar este serviço contratando uma empresa de contabilidade de confiança.

5 – Invista em meios de divulgação

Para começar a conquistar mais clientes, é preciso montar um portfólio das suas decorações que chame atenção. Por isso, invista em fotos de qualidade para criar um portfólio completo dos seus trabalhos. A partir disso, desenvolva uma apresentação profissional sobre o seu negócio, com os principais serviços prestados, decorações realizadas e valores.

Outra dica que vai maximizar suas ações de divulgação são os perfis nas redes sociais, a fim de mostrar aos clientes o que você tem feito, bem como atrair novas prospecções. As redes sociais atualmente são o principal meio de comunicação digital, utilizadas por pequenas, médias e grandes empresas ao redor do mundo. Explore ao máximo todas as mídias, mas aposte no Facebook, Instagram e Pinterest que rendem mais visibilidade.

Futuramente você também pode cogitar a criação de um site para centralizar todas as informações em um espaço digital totalmente seu, além de passar mais credibilidade e confiabilidade para potenciais clientes. Dentro de um site é possível mostrar detalhes da sua empresa e serviços. Para isso, ele deve ser bem estruturado, rico em imagens de alta qualidade, com aparência profissional, informações de contato e de fácil navegação. Use a criatividade para expor em seu site “o seu diferencial” em decorações. Agências de comunicação podem te auxiliar nesta etapa.

O carro-chefe de eventos, festas e aniversários infantis

Mesmo que você ainda não tenha conhecimento técnico, as festas, eventos e aniversários infantis são as melhores opções para quem quer começar a trabalhar com balões. Afinal, essas são oportunidades perfeitas para explorar a sua imaginação e colocar em prática todo o seu aprendizado em renda extra com decorações de balões. Sabe por quê? Porque é em uma festa que você poderá atender e oferecer ao organizador do evento uma decoração personalizada, com variedade de produtos e levando cada detalhe em consideração. Dessa forma, esse é o momento de deixar a criatividade fazer o seu papel em seu novo negócio.

Uma ótima oportunidade de aumentar a sua rede de clientes é ter contato e/ou parcerias com buffets infantis, personalidades (influencers sociais) e salões de eventos, pois esse vínculo profissional poderá funcionar como um cartão de visita, visto que a maioria deles terceirizam ou recomendam o serviço de decorações de balões.

Para encher os olhos dos clientes e convidados, você pode começar a se especializar em esculturas, que são sempre o sucesso das festas e podem ser feitas com balões de diversos tipos, inclusive os modelos canudos 160 e 260.

Os balões da linha profissional como os de 5, 8, 9 e 11 polegadas possibilitam a criação de peças de diversos tamanhos, com ótima resistência e durabilidade. Outra linha muito utilizada por profissionais que ganham uma renda extra com decorações de balões é a linha Premium Balões São Roque Uniq de 11 e 16 polegadas, com cores vibrantes e sólidas que surpreendem qualquer um. Independente do modelo de balão, quando se tem conhecimento, é possível formar castelos, personagens infantis, painéis, arcos e muito mais.

As principais tendências do momento

Por conta da pandemia, muitas pessoas buscaram outras formas de agradar os entes e familiares queridos para se fazer presentes em datas especiais. A maneira encontrada foi por meio do delivery. Seja nas cestas de café da manhã, de aniversário ou até mesmo nas corporativas, o que conta nesse momento é surpreender e criar presentes inovadores.

Por isso, o delivery de balões também chegou como uma forma de incluir as suas decorações de balões na rotina das pessoas de forma criativa. Você pode optar por fazer o delivery só dos balões ou incluí-los junto com frutas, presentes, cartinhas personalizadas, chocolates ou aquilo que for mais adequado para o público que você escolher trabalhar.

Nessa opção, você já deve considerar uma estrutura maior para atender os pedidos e poder entregá-los aos seus clientes. Que tal chamar mais pessoas para se juntarem a você neste modelo de negócio?

Outra tendência é a personalização de balões, que como o próprio nome diz, são feitos “sob encomenda”. A proposta desse serviço é personalizar os balões de acordo com a preferência e gosto do dono da celebração. E o mais interessante é que existem inúmeros tipos de personalização, entretanto, você pode conferir 5 tendências de balões personalizados que estão fazendo o maior sucesso!

Buquê de balões

Em casa, você consegue criar opções personalizadas para decorar eventos com simplicidade e ao mesmo tempo muita alegria e beleza.

Esse modelo de arranjo vem conquistando o coração dos clientes, principalmente, para criar festas mais intimistas sem deixar de lado o toque especial que as comemorações exigem. Nele, você pode misturar estilos de balões ou até mesmo criar algo mais minimalista.

Para essa modalidade de negócio, você pode trabalhar direto de casa, em um sistema de retirada do pedido ou também pode criar uma estrutura maior que permita o delivery de buquês de balões.

Vamos começar?

Agora que você já descobriu os primeiros passos para começar a fazer renda extra com decorações de balões, chegou a hora de conhecer os produtos Balões São Roque. Feitos com matéria-prima de alta qualidade, eles oferecem resistência para que continuem com uma boa aparência até mesmo em eventos de longa duração.

Com variedade de cores e temas, a Balões São Roque são ideais para trazerem alegria e também uma boa renda extra para você e toda a sua família. Aqui, você pode entrar em contato com um de nossos representantes comerciais e começar a realizar esse sonho.

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print