Decoração de festa junina: 7 itens que não podem faltar

Decoração de festa junina: 7 itens que não podem faltar
Tempo de Leitura: 8 minutos

O mês de São João chegou e, sem dúvidas, essa é uma das festas mais tradicionais de todo o Brasil. Porém este ano, por conta da pandemia, novamente as celebrações precisarão ser diferentes e adaptadas. Mas é claro que com uma decoração de festa junina bem elaborada, o seu arraiá será ainda mais especial.

Mas calma, você não precisa gastar fortunas com decoração. É possível decorar a sua própria festa junina economizando e utilizando itens que você tem em casa.

Post isso, este post tem tudo o que você precisa saber para criar um arraiá em casa com uma decoração incrível e claro, com brincadeiras, músicas, comidas e bebidas típicas.

Vem com a gente!

Como surgiu a tradição de festa junina?

A tradição começou no Nordeste no período da colonização e se popularizou por todo o país ao longo dos anos. As comemorações aconteciam sempre no dia 24 de junho para comemorar a fertilidade da terra e boas colheitas. Entretanto, o nome “festa junina” surgiu por conta de o dia de São João, que é celebrado em 24 de junho.

Desde então, a temática rural, rústica e de simplicidade se fazem presentes em todas as festas juninas. A ideia é usar a criatividade para transmitir toda a harmonia que essa tradição representa.

Como o milho é a principal colheita durante todo o mês de junho, ele se torna o ingrediente chefe de todas as comidas típicas. Por isso nas festas juninas é comum encontrarmos pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho. Mas, além disso, existem outros pratos que também viraram tradição nos arraiás, como pé-de-moleque, amendoim, arroz doce, broa de fubá e cocada.

E quando o assunto é bebida típica, o famoso quentão e vinho quente não podem faltar, pelo menos nas festas juninas da região sudeste.

Agora que você conhece um pouquinho mais sobre essa festa tão especial e quais são as comidas e bebidas típicas, chegou a hora de ir para a parte principal: a decoração.

7 Itens que não podem faltar na decoração de festa junina

1 – Mesa ou balcão

Independente se o espaço é grande ou pequeno, mesas ou balcões não podem faltar, afinal, é neles que todos os quitutes da festa junina serão dispostos.

Você pode optar por uma mesa central única ou então dividir todos os comes e bebes em mais de uma mesa. Tudo vai depender do espaço e dos itens que tem em casa.

E é claro que para fazer uma mesa bem bonita, precisa de uma decoração de festa junina especial. Para isso, aposte em toalhas estampadas que se alinhem à beleza dos pratos. Monte cestas, porções individuais, itens decorativos e temáticos etc.

Caso possua pallets ou mesas e balcões de madeira, utilize-os em sua decoração, pois itens rústicos assim costumam completar todo o clima junino.

E para complementar ainda mais a sua decoração, os arranjos de mesa com balões são simples de fazer, mas dão um toque todo especial. Você pode escolher balões nas cores da temática e seguir nosso tutorial exclusivo. Outra dica é colocar o balão em uma varetinha com chapéu de palha ou então desenhar com uma caneta permanente um xadrez. Fica fabuloso!

2- Estampas clássicas

Muito presente em casas do interior, as famosas toalhas com estampa xadrez e floridas transmitem todo o ar “caipira” ao ambiente e “rural” da festa junina.

Aqui a ideia é misturar e ousar na escolha das estampas e cores, a fim de deixar cada cantinho mais alegre.

Você pode colocar toalhas, guardanapos, papéis estampados em todos os cantos. Seja na mesa principal ou em pequenos detalhes como puffs, copos e pratos, as estampas fazem toda a diferença na decoração de festa junina.

Além disso, utilizar balões lisos pode resultar em ótimas combinações, sem deixar o ambiente poluído com muita informação. As cores Amarelo Sol, Verde Musgo e Mocha da Linha Lisos se encaixam perfeitamente.

3 – Flores

Flores combinam com qualquer decoração e claro que na festa junina não seria diferente. Para os arraiás de junho, as flores do campo como girassóis e margaridas se encaixam perfeitamente. A ideia é abusar dos vasinhos e arranjos em caixotes de madeira, pois garantem um toque rústico e rural.

Que tal inovar na decoração? As flores feitas de balões costumam fazer o maior sucesso e além de lindas, encantam crianças e adultos. E caso queira mesclar balões com flores também é possível, afinal, essa tendência está super em alta e nós já temos um blog sobre isso.

4 – Bandeirinhas

Quando o assunto é decoração de festa junina, a primeira coisa que vem à cabeça são as bandeirinhas, certo?

As tradicionais bandeirinhas de papel ou tecido, coloridas ou estampadas, costumam enfeitar todo o ambiente, da entrada à saída. Geralmente são penduradas no teto, mas também é possível improvisar pequenos varais pela mesa ou até em decorações das comidinhas.

Uma das principais vantagens das bandeirinhas está no baixo custo. Portanto, é acessível para a maioria dos orçamentos.

Mas se você adora uma decoração moderna, temos uma dica incrível: substituir as clássicas bandeirinhas por balões. Isso mesmo, basta espalhar varais de balões coloridos por todo o local, sem medo de ser feliz. A ideia é fazer a criatividade fluir, afinal, balões são encantadores, não é mesmo?!

5 – Itens na cor bronze e marrom

A tonalidade acobreada ou marrom combina com a decoração de festa junina, pois dão um toque rústico e envelhecido em todo o ambiente. Aposte nos objetos dessa paleta para colocar os quitutes. Mas não se preocupe, caso não possua itens dessa cor, você pode utilizar os que tiver em casa mesmo.

Em decoração de festa junina o que não pode faltar é a mistura de elementos rústicos com cores fortes. Portanto, aposte nos balões de cores intensas como Café Brasil, Mocha, Vermelho Quente, Azul Cobalto e Verde Lima da Linha Lisos. Não tenha medo de inovar!

6 – Vime e palha

Quer itens mais rurais que vime e palha? Esses são outros materiais bastante utilizados em festa junina, pois exalam toda a simplicidade e aconchego do campo.

O vime pode ser usado em cestos, móveis e refratários para colocar os pratos típicos da festa. Enquanto a palha é muito tradicional em chapéu, seja para colocar na cabeça ou para dispor os docinhos na mesa.

E se você deseja arrasar ainda mais na sua decoração de festa junina, os painéis de mesa ficam lindos quando feitos com esteiras de palha.

7 – Esculturas de Balões

Os balões fazem toda a diferença e complementam todo o ambiente. A decoração com balões vem abrilhantar ainda mais esse tema.

Atualmente, existem uma infinidade de esculturas de balões que você pode adaptar para o seu arraiá. Podem ser feitas diversas esculturas como milharal, igrejas, botas, barracas diversas, girassóis e o que mais a sua imaginação permitir criar.

Que tal substituir a famosa fogueira de verdade por uma feita de balões canudos? Além de ser uma alternativa mais segura, é ideal para quem vai festejar em casa e quer manter a tradição. Você pode criar a sua utilizando a variedade de balões canudos da Balões São Roque.

Os espantalhos de balões também são fofos e transmitem muita alegria, além de conquistar as crianças. Neste vídeo, você confere o passo a passo para montar o seu em casa mesmo.

Outra dica de escultura de balões é a espiga de milho verde. Isso mesmo, é possível criar uma espiga de milho de balões e elas costumam fazer sucesso em festas juninas.

Assim como em qualquer festa, as possibilidades de decoração com balões são muitas. Para as festas juninas, uma tendência forte é criar guirlanda orgânica/desconstruída utilizando balões de diversos tamanhos: 5″, 7″, 8″, 9″, 11″, 16″, 25″ e 35″. E, para os detalhes, você pode colar retalhos de tecidos nos balões utilizando fita dupla face ou ainda colocar bandeirinhas nos balões e inserir girassóis entre eles, fica um charme.

Em nosso canal do YouTube você tem acesso a diversos tutoriais sobre como fazer essas esculturas em casa, de um jeito simples e prático.

Pensou em balões, pensou Balões São Roque

Se quer uma decoração de festa junina criativa, conte com a variedade dos produtos da Balões São Roque.

Diariamente, buscamos investir em inovação para entregar sempre produtos de alta qualidade aos nossos clientes. Diferencial que nos torna a marca líder no Brasil no segmento de festas.

Portanto, na hora de escolher balões para a sua festa, não hesite e aposte na Balões São Roque. Afinal, é um prazer tornar a sua vida mais alegre e transformar sonhos em realidade.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Siga-nos em nossos principais canais digitais para ficar por dentro de todas as tendências e novidades!

Precisa de Balões São Roque? Consulte um de nossos representantes ou compre online clicando aqui.

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print