Decorador ou Decoradora de eventos: 5 habilidades para ser

blog decoradora de eventos
Tempo de Leitura: 5 minutos

Se você ama se arriscar em fazer decorações de festa para amigos, conhecidos, familiares ou até já recebeu alguma renda por isso, deve ter percebido que este é um mercado bastante disputado e em ascensão. Ao contrário do que muitos pensam, para se tornar um(a) decoradora de eventos de sucesso, é preciso desenvolver e aprimorar muitas habilidades. Por isso, ao longo deste artigo, listamos as principais delas para você alcançar o tão sonhado destaque profissional.

Com o aumento do índice de desemprego do país, muitas pessoas enxergaram na decoração de festas e eventos uma oportunidade profissional. Assim como em qualquer outra área, trilhar o próprio caminho como decorador(a) exige muita força de vontade, dedicação e estudo. Afinal, você precisa aprimorar os dons criativos, criar uma empresa, aprender sobre gestão e finanças, além de pensar na divulgação do seu trabalho. Se você ainda não sabe por onde começar, calma, aqui te ensinamos os primeiros passos para começar a trabalhar com decoração.

Ser decorador ou decoradora de eventos é trabalhar com a realização de sonhos e criar momentos únicos na vida das pessoas. Portanto, abaixo você confere 5 características que toda profissional precisa ter:

1 – Estudo

O primeiro item da nossa lista não poderia ser outro. Estudar é primordial para obter destaque em qualquer área profissional. Engana-se quem pensa que depois de um, dois ou três cursos, nunca mais precisará pegar um caderno e caneta.

Buscar novas formações tanto na área de decoração de eventos quanto na gestão do seu negócio, fará com que você alcance grandes resultados. Diariamente surgem novas ferramentas que podem ser úteis para a sua rotina de trabalho. Sendo assim, não tenha medo de explorar tudo aquilo que estiver ao seu alcance.

O Sebrae oferece diversos cursos sobre empreendedorismo focados em áreas específicas do mercado. Inclusive, é possível conferir um e-book gratuito sobre Como montar uma empresa de decoração de eventos. Já instituições como Senac São Paulo, também oferecem formações ligadas a decorações, com foco em ensinar a organizar, idealizar e executar festas e eventos temáticos.  

Em nosso blog, também temos conteúdos gratuitos que podem te ajudar principalmente neste início de carreira. Artigos que ensinam desde como fazer decorações com balões até artigo como este que você está lendo.

2 – Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo

Primeiramente, é importante entender que meta é diferente de objetivo. Isto é, objetivo trata-se daquilo que pretende alcançar, como por exemplo, aumentar seu faturamento, mudar a fachada da loja, adquirir materiais para o trabalho etc. Enquanto meta é o horizonte de tempo que você precisa para alcançar os objetivos.

Não definir metas a curto, médio e longo prazo pode prejudicar o desenvolvimento do seu negócio, visto que você ficará perdido (a) entre as prioridades, tentará conquistar tudo ao mesmo tempo, se afobará e com isso pode até se desmotivar.

Para estabelecer as metas a curto, médio e longo prazo, você deve analisar a situação atual do seu negócio e levar em conta os seus planos como aonde quer chegar (?) e o que fazer (?) para chegar até lá. Mas tenha cautela ao definir essas metas, pois elas devem ser viáveis e dentro da sua realidade.

Além disso, é imprescindível entender o mercado em que você atua para que assim, você possa buscar por um diferencial em relação aos seus concorrentes.

3 – Atender o mercado

Com certeza você já deve ter escutado ou visto em algum lugar sobre o quanto empreender não é fácil, certo? O processo de gerir a própria empresa é um desafio diário e no começo pode até ser desesperador não receber o retorno esperado. Entretanto, a paciência e persistência são duas características básicas de todo decorador ou decoradora de eventos de sucesso.

Além disso, saber atender o mercado, principalmente clientes e saber comprar dos fornecedores também é outro ponto fundamental para o seu trabalho. O atendimento vai da divulgação da sua empresa e/ou serviço nas redes sociais ao momento de fechar o contrato. Por isso, você precisa entender das ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Em nosso artigo sobre como adquirir uma renda extra com balões, nós explicamos detalhadamente os meios de divulgação que você pode (e deve) utilizar. 

4 – Decorador(a) de eventos precisa ser comunicativa

Famosa por unir pessoas, a comunicação está na lista de quarta habilidade imprescindível que todo decorador ou decoradora de sucesso precisa ter. Isso porque para lidar com pessoas e ser bem compreendido, é preciso trabalhar a simpatia, oratória e habilidade de compreensão.

Sendo assim, se você quer saber como conversar com os clientes e fornecedores, entender o desejo de cada um e transformar os sonhos em realidade, não hesite em aprimorar suas habilidades de se comunicar.

Lembra quando no primeiro tópico deste texto destacamos a importância de estudar? Então, caso tenha dificuldades de se comunicar, invista em cursos e/ou treinamentos de oratória. Não tenha dúvidas de que a boa comunicação fará de você uma empresária diferenciada.

E por falar em comunicação, o fato de lidar com diversos tipos de pessoas, fornecedores e equipe também exige que você tenha um perfil de liderança. Um líder se destaca pelo conhecimento, profissionalismo, pelo exemplo, inspiração, seriedade, respeito à sua equipe e experiência no trabalho. Desse modo, trabalhar esses atributos fará toda a diferença!

5 – Conhecimento de tendências

Quando você pensa em decoração, a beleza, estética e riqueza em detalhes são condições essenciais a serem planejados, não é mesmo? Assim como escolher as combinações de roupas antes de sair de casa, o decorador ou decoradora de eventos também precisa pensar na harmonização de cada item que será utilizado na festa.

Para quem está iniciando no ramo, é normal que o “olhar técnico” esteja pouco aflorado no começo, com aquele excesso de crítica. Essa habilidade será desenvolvida e aperfeiçoada com o tempo.

Se o seu intuito é criar uma decoração única e especial para seus clientes, é essencial sempre estudar a quantidade (e tipos) de materiais disponíveis, cores “do momento”, combinações e entre outros fatores que farão a diferença na sua decoração, inclusive o seu estilo.

Como foi mencionado acima, esteja sempre atualizado sobre as cores do momento. Anualmente, a empresa Pantone (empresa referência mundial em tendências de cores para design, moda e decoração) divulga as paletas que estarão mais em alta no mercado. Portanto, acompanhe todos os lançamentos de tonalidades para você não ficar de fora.

Por fim, lembre-se: para garantir um trabalho reconhecido no mercado, preze por materiais de qualidade. Por exemplo, toda decoração de festa precisa de balões, certo? E você não quer aqueles balões que murcham ou estouram antes do final da festa, quer? Por isso, escolher marcas reconhecidas pela resistência e durabilidade após inflados como os Balões São Roque fazem toda diferença no resultado das suas montagens.

Há 68 anos no mercado, diariamente buscamos inovar a produção dos nossos produtos, prezando pela qualidade e durabilidade. Baixe nosso catálogo para conhecer nossas linhas exclusivas e garanta Balões São Roque para as suas produções!

Não esqueça de se manter antenado ou antenada às novidades do mercado das decorações, afinal, estar sempre atualizada te manterá por dentro das tendências. Para isso, acompanhe nossas principais redes sociais, siga-nos no Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos e até a próxima!

e-book 12 dicas para decorações com balões

Compartilhe essa ideia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on print